A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças significativas para toda sociedade. O novo normal chegou de repente e sem avisar, alterou profundamente a forma como as pessoas vivem e se relacionam, assim como o modo que as organizações operam. Surgiram novas relações de trabalho, desafios e oportunidades, demandando dos profissionais novas competências, focadas no autodesenvolvimento e na aprendizagem contínua.
Visando se adaptar à nova realidade e demandas sociais que chegam para a gestão pública, a Agenda Pública que é uma Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP) com o propósito de tornar os serviços públicos mais simples, inteligentes e humanos, vem se adaptando e reinventando seus processos, métodos e ferramentas para dar continuidade aos projetos de forma eficiente e produtiva.
Para continuarmos contribuindo com o aprimoramento de serviços públicos conjuntamente com a iniciativa privada e a sociedade civil, atualizamos o planejamento estratégico de cada projeto, adaptando-os ao novo cenário provocado pela pandemia da COVID-19. As atividades programadas mudaram de formato, atendendo às normas da OMS de distanciamento social, e o uso da tecnologia foi essencial para garantir isso, com ferramentas como Zoom, Jamboard e Mentimeter.
Mesmo com a pandemia, e principalmente nesse cenário, o aprimoramento dos serviços públicos não pode parar. Por isso, continuamos executando nossas oficinas e formações online. Por exemplo: como conciliar atividades que vêm sendo implementadas em oito municípios diferentes da Baixada Santista e Vale do Ribeira, em São Paulo? É o caso da Iniciativa Crescer com Proteção, desenvolvida em parceria com UNICEF, Ministério Público do Trabalho e Instituto Camará Calunga. Fizemos o mapeamento de processos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente, além da formação em Busca Ativa Escolar e Trajetórias de Sucesso Escolar. Para este e outros projetos, precisamos inovar para contornar as dificuldades e criar oportunidades de interação e engajamento dos atores do setor público e sociedade civil, mesmo sem realizar encontros presenciais.
Essa inovação vai além de questões tecnológicas. Leva em conta empatia, escuta, flexibilidade, valorização do outro, além de entender as particularidades e dificuldades de cada grupo ou equipe. Esse foi o fator crucial para a adaptação ao online: uma parceria de trabalho humanizada. Hoje contamos com mais de 200 participantes na iniciativa, capacitados, motivados e se sentindo valorizados dentro de todas as atividades que foram realizadas.
Nossas oficinas contam com consultores especialistas nas temáticas apresentadas e também com colaboradores da Agenda Pública que organizam atividades dinâmicas de interação, ferramentas para aprendizagem ativa, momentos de descontração, como a entrega de vouchers em substituição ao coffee break, e escuta, em pequenos grupos nas salas simultâneas, deixando o(a) participante à vontade e seguro(a) para expor seu ponto de vista, seja pelo microfone ou por post-its online. Com isso todos conseguem colaborar para a construção coletiva de possíveis soluções para o fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente.
Outro exemplo de adaptação dos nossos projetos ao cenário atual foi a criação da RESET, uma jornada para aceleração do desenvolvimento local com foco na recuperação da crise gerada pela Covid-19. Ela engloba diagnósticos sobre as necessidades dos municípios e a construção de soluções para as mesmas, baseadas em trilhas para os gestores municipais. Tudo isso online!
Em breve, também compartilharemos uma nova experiência de aprendizagem da Agenda Pública, por meio das pílulas de conhecimento no seu Whatsapp e Telegram. Fique de olho!