Como se reinventar para aprimorar serviços públicos com a crise da Covid-19?

A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças significativas para toda sociedade. O novo normal chegou de repente e sem avisar, alterou profundamente a forma como as pessoas vivem e se relacionam, assim como o modo que as organizações operam. Surgiram novas relações de trabalho, desafios e oportunidades, demandando dos profissionais novas competências, focadas no autodesenvolvimento e na aprendizagem contínua. 

Visando se adaptar à nova realidade e demandas sociais que chegam para a gestão pública, a Agenda Pública que é uma Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP) com o propósito de tornar os serviços públicos mais simples, inteligentes e humanos, vem se adaptando e reinventando seus processos, métodos e ferramentas para dar continuidade aos projetos de forma eficiente e produtiva. 

Para continuarmos contribuindo com o aprimoramento de serviços públicos conjuntamente com a iniciativa privada e a sociedade civil, atualizamos  o planejamento estratégico de cada projeto, adaptando-os ao novo cenário provocado pela pandemia da COVID-19. As atividades programadas mudaram de formato, atendendo às normas da OMS de distanciamento social, e o uso da tecnologia foi essencial para garantir isso, com ferramentas como Zoom, Jamboard e Mentimeter. 

Mesmo com a pandemia, e principalmente nesse cenário, o aprimoramento dos serviços públicos não pode parar. Por isso, continuamos executando nossas oficinas e formações online. Por exemplo: como conciliar atividades que vêm sendo implementadas em oito municípios diferentes da Baixada Santista e Vale do Ribeira, em São Paulo? É o caso da Iniciativa Crescer com Proteção, desenvolvida em parceria com UNICEF, Ministério Público do Trabalho e Instituto Camará Calunga. Fizemos o mapeamento de processos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente, além da formação em Busca Ativa Escolar e Trajetórias de Sucesso Escolar. Para este e outros projetos, precisamos inovar para contornar as dificuldades e criar oportunidades de interação e engajamento dos atores do setor público e sociedade civil, mesmo sem realizar encontros presenciais. 

Essa inovação vai além de questões tecnológicas. Leva em conta empatia, escuta, flexibilidade, valorização do outro, além de entender as particularidades e dificuldades de cada grupo ou equipe. Esse foi o fator crucial para a adaptação ao online: uma parceria de trabalho humanizada. Hoje contamos com mais de 200 participantes na iniciativa, capacitados, motivados e se sentindo valorizados dentro de todas as atividades que foram realizadas. 

Nossas oficinas contam com consultores especialistas nas temáticas apresentadas e também com colaboradores da Agenda Pública que organizam atividades dinâmicas de interação, ferramentas para aprendizagem ativa, momentos de descontração, como a entrega de vouchers em substituição ao coffee break, e escuta, em pequenos grupos nas salas simultâneas, deixando o(a) participante à vontade e seguro(a) para expor seu ponto de vista, seja pelo microfone ou por post-its online. Com isso todos conseguem colaborar para a construção coletiva de possíveis soluções para o fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente. 

Outro exemplo de adaptação dos nossos projetos ao cenário atual foi a criação da RESET, uma jornada para aceleração do desenvolvimento local com foco na recuperação da crise gerada pela Covid-19. Ela engloba diagnósticos sobre as necessidades dos municípios e a construção de soluções para as mesmas, baseadas em trilhas para os gestores municipais. Tudo isso online!

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Em breve, também compartilharemos uma nova experiência de aprendizagem da Agenda Pública, por meio das pílulas de conhecimento no seu Whatsapp e Telegram.  Fique de olho!

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