Na edição 1265 da Carta Capital, em circulação na semana de 26 de junho de 2023, a Agenda Pública é fonte em matéria sobre o cenário da transição justa no Brasil.
Além de destacar a Plataforma de Transição Justa como aliada de empresas e governos na construção de respostas institucionais e ações concretas para uma transição justa, o diretor executivo da Agenda Pública, Sergio Andrade, destaca a necessidade nacional em descarbonizar diversas atividades econômicas como o agronegócio, a siderurgia, a mineração, entre outras.
Para tanto, o governo brasileiro precisa adotar novas estratégias para a adaptação das cadeias produtivas, a requalificação técnica e profissional dos trabalhadores por meio de investimentos em inovação tecnológica, diversificação da economia, estímulo à economia verde e sustentável, parcerias com outros países e organizações internacionais, entre outras possibilidades.