Por que focamos nos 20 maiores arrecadadores de royalties?
Os vinte municípios selecionados para a avaliação são os que arrecadam os maiores montantes de rendas provenientes da cadeia de petróleo e gás natural, segundo dados do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Os fundos gerados pelas atividades petrolíferas e gasíferas compõem partes expressivas da receita das cidades engajadas nesse setor.
Com a potencialização da exploração de petróleo e gás e condições favoráveis no mercado internacional, a tendência é que a arrecadação aumente. Por isso, é essencial que haja boa governança e que as receitas se traduzam em serviços públicos eficientes e de qualidade para toda a população.
Nosso trabalho na Agenda Pública é apoiar os gestores públicos para transformar os serviços. Ao mesmo tempo, procuramos orientar os investimentos das empresas para o desenvolvimento sustentável, ampliando o impacto positivo e a geração de valor compartilhado. Fazemos isso com a experiência de 15 anos atuando em territórios em que se desenvolveram grandes empreendimentos de infraestrutura, mineração e energia, com o objetivo de promover ali um modelo de desenvolvimento mais sustentável para todas as partes interessadas.