Promovida pela Agenda Pública em parceria com a Estratégia ODS e cofinanciamento da União Europeia, a experiência de formação, com foco em resolução de desafios, terá como base dois temas: reimaginando a qualidade do serviço público e novo controle interno e externo. No Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, no bairro Bela Vista, em São Paulo, de 25 de abril a 30 de junho, com participação de mentores reconhecidos na área
Experiência de formação de resolução de desafios reais ligados aos serviços públicos brasileiros, a edição 2020 do Open Master está com inscrições abertas até 31 de março. Promovida pela Agenda Pública em parceria com a Estratégia ODS e cofinanciamento da União Europeia, a formação gratuita vai trabalhar os temas reimaginando a qualidade do serviço público e novo controle interno e externo. Há limite de vagas. As aulas ocorrem de 25 de abril a 20 de junho, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, no bairro Bela Vista, em São Paulo.
“Durante o Open Master, os participantes desenvolvem projetos em grupo que servirão como trilhas para aprofundar conhecimentos e habilidades em um assunto específico dentro dos temas da edição”, diz o cientista político Sergio Andrade, fundador e diretor executivo da Agenda Pública, organização especialista em aprimoramento de serviços públicos. “Será valorizada a prática da aprendizagem por meio do fazer e do ensinar. O produto final elaborado pelos participantes irá retratar o caminho percorrido durante todo o trajeto, com troca de informações tão valiosas quanto a solução encontrada.”
Os pilares do Open Master são:
- Trabalho em equipe: colaboração e união dos participantes enriquece o processo
- Aprender fazendo: protagonismo, colocar a mão na massa e trocar experiências
- Acompanhamento: liberdade para aprender, mas com metodologia de acompanhamento contínuo
- Soluções reais: ações que deram certo e são inspiração
O público esperado é de pessoas interessadas ou com experiência em gestão pública (ou áreas relacionadas) dispostas a transformar o cenário atual de atendimento a cidadãs e cidadãos. “Há um interesse crescente da sociedade civil em se preparar e criar caminhos para também mudar questões que afetam a população, sem esperar apenas por decisões e escolhas de governantes”, diz Sergio, que será facilitador da formação.
Ele estará acompanhado de um time de especialistas que serão os mentores da edição: Felipe Maruyama, coordenador do 011Lab, da Prefeitura de São Paulo; Martina Bergues, responsável por projetos de digitalização de serviços públicos da Prefeitura de São Paulo; Bruno Martinelli, assessor de gabinete da Fundação Casa; Christian Geronasso, digital transformation advisor da SAP; Bruno Mancini, secretário de Planejamento da Prefeitura de Osasco; Marcelo Mota, diretor de operações do Aeroporto Internacional de Viracopos; Luana Moraes, coordenadora da Fundação Brava, Thomaz Anderson Barbosa, doutor em Administração Pública e Governo pela FGV e professor do SENAC, Anhembi Morumbi e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. A formação ainda contará com inspiradores, como Marianna Sampaio, ex-secretária adjunta da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo e Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Prefeitura de São Paulo.
Por meio do desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como mediação de conflitos, comunicação e liderança, além de discussões sobre casos (práticas), o Open Master vai explorar, em duas turmas, os seguintes desafios:
Reimaginando a qualidade do serviço público:
- Experiências de conselhos de usuários
- Serviços públicos em áreas periféricas ou rurais
- A qualidade dos serviços públicos em pequenos e médios municípios
- Inovação no serviço público
O novo controle interno e externo:
- Gestão de riscos/integridade
- Regulação de relações entre empresas e setor público
- Controle baseado em efetividade
- Auditoria interna e corregedoria
A dinâmica das aulas inclui debates, leituras, trabalho em grupo, além da elaboração de um artigo final com soluções cocriadas para os municípios brasileiros. Recebem certificado os participantes que finalizarem a entrega do artigo e obtiverem ao menos 80% de presença. . Artigos e informações das edições passadas no www.openmaster.org.br.
Inscrições até 31 de março no link: .
Data: 25/04, 09/05, 23/05, 06/06 e 20/06
Local: Centro de Pesquisa e Formação do SESC Rua Doutor Plínio Barreto, 285 – Bela Vista
Horário: Para o tema “Reimaginando a qualidade do serviço público” entre 10h e 14h; para “O novo controle interno e externo”, entre 14h e 18h.