Agenda Pública celebra 10 anos olhando para o futuro

A festa de comemoração reuniu amigos, colaboradores e parceiros e ressaltou a importância das pessoas na trajetória de uma década

A Agenda Pública acaba de completar 10 anos e festejou junto aos seus parceiros a caminhada que começou em 2009. No Espaço Quintal, uma charmosa casinha que nem parece estar em meio aos prédios da Avenida Paulista, colaboradores, parceiros e amigos se reuniram e brindaram uma década de atuação por serviços públicos de qualidade no Brasil.

festa 10 anos 7 Agenda Pública celebra 10 anos olhando para o futuro

Foi um momento para comemorar com as pessoas que estiveram lado a lado durante todo esse período e que participaram dessa construção. Sem esses parceiros, todo trabalho realizado pela organização não teria alcançado o patamar de qualidade. Foi um dia para se lembrar que sonhos se sonham de forma coletiva e que sua realização é fruto de muitas mãos que passaram pelo seu caminho e que estão presentes até hoje. E também foi uma oportunidade para agradecer todos aqueles continuam fazendo esse trabalho dar certo.

O diretor-executivo da Agenda Pública, Sergio Andrade, pontuou os marcos dessa trajetória. “Quatro presidentes depois, estamos aqui”, começou ele, que ressaltou o quanto a história da organização se mistura com a história do Brasil, como não poderia ser diferente. “Em 2009, vivíamos um momento de construção de políticas estruturantes. O discurso recorrente de que não tínhamos recursos ou políticas públicas em determinada área, passou a ser como implementá-las. Foi um momento em que vimos a projetos de infraestrutura se expandirem, com grandes obras Brasil adentro. Estivemos em locais com realidades muitos distintas entre si, de norte a sul. A ampliação da atuação do estado, afinal, nascemos para isso, para apoiar os municípios e fortalecer suas capacidades”, contou.

Foram muitas lições ao longo desses 10 anos e Andrade resumiu o que é a Agenda Pública: “nós somos uma organização que aprende”. E, segundo ele, é esse aprendizado que permitirá que a trilha continue sendo traçada e que leve ao seu principal objetivo: serviços públicos de qualidade para todos os cidadãos. “Nós temos grandes desafios pela frente”, lembrou. “Mas, apesar dos problemas complexos que o mundo vive, existem recursos políticos e técnicos desse momento da história que poderiam levar a avanços civilizatórios fundamentais”, disse. “Precisamos construir a partir dessas possibilidades, enfrentar esses paradigmas emergentes. É como ​aprender uma nova língua, negação e crítica, apenas, não vão ajudar, é preciso criar alternativas. E queremos estar junto com vocês para aprender e construir essas novas linguagens”, concluiu.

festa 10 anos 3 Agenda Pública celebra 10 anos olhando para o futuro

Com sua filha no colo, a pequena Heloíse que representava o futuro entre os presentes, Cassiele Moraes, uma das diretoras da Agenda Pública, falou sobre esses cinco anos em que está na organização. “Eu cheguei exatamente na metade do caminho. E quando comecei a trabalhar aqui pensei ‘nossa, mas essa organização já fez tantas coisas, nem parece que tem apenas cinco anos’. E de lá pra cá seguimos fazendo muito, sempre junto com pessoas dedicadas a dar o seu melhor e acreditando que a mudança é possível”, disse ela.

“Certa vez, após voltar de uma reunião em campo, estava revoltada com a verba que seria disponibilizada para o projeto. Disse que não deveríamos aceitar aquilo e o Bruno, que era diretor de projetos na época, com sua sabedoria me disse ‘podemos impactar muitas pessoas ainda que a verba seja pouca. Essas pessoas precisam do nosso trabalho’. E eu guardei aquele aprendizado comigo. Porque é aos poucos que a mudança acontece”, completou. Fugindo do protocolo, durante a fala de sua mãe, Heloíse que tem apenas meses de vida, tentou pegar o microfone quando Cassiele lhe disse: “calma, filha, um dia vai ser você”. Foi um momento bonito que merece ser contado, em meio a tantos outros que aconteceram durante a festa.

Passado, presente e futuro

Outro registo emocionante foi a homenagem feita a algumas pessoas que representam aqueles que ajudaram a construir essa história. Maria Mercedes, fundadora da Agenda Pública junto com Sergio Andrade, recebeu flores e falou um pouco sobre essa caminhada. “O primeiro escritório da Agenda Pública foi a minha casa”, disse ela contando os bastidores daquele 2009. “Eu me lembro que o Sergio me dizia a ideia de vários nomes e eu não concordava. Até que um dia ele disse ‘Agenda Pública’ e eu disse ‘é esse!’ na hora”.

festa 10 anos 4 Agenda Pública celebra 10 anos olhando para o futuroBruno Gomes, que trabalhou durante cinco anos na organização foi outro homenageado e ressaltou aquilo que Maria Mercedes disse antes dele: “nós não estamos dentro da organização, mas estamos e estaremos sempre do lado, acompanhando essa bonita trajetória e comemorando as conquistas”. Juliana Rehfeld, presidente do conselho fiscal da Agenda Pública também foi lembrada como uma das grandes apoiadoras da organização, aquela que acreditou no sonho e sonhou junto. “Obrigada pela bonita homenagem”, disse emocionada ao receber o buquet das mãos do diretor-executivo da Agenda.

Por fim, Sergio Andrade chamou toda a equipe para junto de si e agradeceu por continuarem fazendo essa trilha dar certo. Neste momento, foi surpreendido pelos colaboradores e recebeu flores, girassóis que, simbolicamente, “iluminam caminhos”, como forma de agradecimento e reconhecimento pelo seu trabalho.

10 anos na história e na nova marca

A decoração da festa mostrou os detalhes da nova identidade visual lançada no início de março. O ícone da nova marca é formado por um elo com três partes independentes, numa paleta de cores que remete à inovação. Cada uma das partes representa uma instância essencial para o aprimoramento dos serviços públicos no Brasil: governos, empresas e a sociedade civil.

Afinal, há 10 anos a Agenda Pública articula e coordena esforço desses três atores, que são fundamentais para o desenvolvimento do país. Na prática, isso significa implementar e fortalecer capacidades institucionais para uma gestão pública mais moderna e sustentável, aprimorando de forma mensurável a oferta, o acesso e a qualidade dos serviços públicos.

Bruna Galdão – Techint Engenharia e Construção

Hoje estou comemorando o sucesso de 10 anos da Agenda Pública, uma grande parceira nos projetos que estão sendo desenvolvidos nos municípios. Parabéns a todos.

Eduardo Grin – Conselheiro da Agenda Pública

10 anos de comemoração de um projeto coletivo que reúne amigos, profissionais e várias pessoas interessadas em melhorar a gestão pública municipal no Brasil. Isso, por si só, é uma data de muita significação. A Agenda Pública vem, ano a ano, mostrando que consegue reunir pessoas da mais alta capacidade, não só profissional, mas pessoas do bem, interessadas em colaborar com a sociedade, com a gestão pública municipal. Então, a cada evento focado em gestão pública, é uma nova comemoração e, particularmente esses 10 anos, são um marco muito importante nessa trajetória muito bem sucedida e tenho certeza que é mais uma etapa desse projeto vitorioso em termos de resultados alcançados para melhorar a oferta de serviços públicos e a qualidade de vida dos cidadãos no Brasil.

Marina Martins Ferro – Instituto Ethos

Estamos comemorando 10 anos de existência que, por si só, já mostram a força dessa organização, o histórico e a seriedade do trabalho e de todos os resultados e impactos que tem gerado nas comunidades ao redor do país. É uma organização que vem crescendo ao longo do tempo, adquiriu uma enorme importância na pauta do desenvolvimento sustentável e é um parceiro estratégico do Ethos na construção de programas nesse sentido. A gente espera continuar trilhando essa caminhada junto com a Agenda para que novos dez anos venham e a gente consiga se fortalecer para ter muito mais o que comemorar.

Mariney da Silva Ribeiro – Secretária de Educação, Cultura, Esportes e Turismo de Serra do Salitre (MG)

Excelente trabalho da Agenda Pública. Equipe nota 1000. Parabéns pelo trabalho! Durante o período que estou à frente da Secretaria, conheci o projeto de Fortalecimento da Gestão Pública, desenvolvido pela parceria da Agenda Pública com o Instituto Lina Galvani junto à Prefeitura. Com as orientações de especialistas da Agenda Pública, juntamente com os demais secretários municipais recebemos tutorias sobre captação de investimentos públicos e gerenciamento de recursos. Eles abriram nossos olhos para muitos pontos relacionados ao planejamento e elaboração de projetos. Hoje colhemos os resultados.

Veja como foi a festa

Você pode ver as fotos da celebração em nosso Facebook

Se achou nas fotos e vai compartilhar no seu Instagram? Marque nosso @agenda.publica e use a hashtag #AgendaPública10Anos.

 

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!