Coronavírus: singular desafio contemporâneo pede reinvenção e coprodução de soluções

Grandes desafios sempre estiveram presentes em nossa trajetória. Ampliar oferta, acesso e qualidade dos serviços públicos superando barreiras institucionais, de coordenação e financiamento das políticas públicas, por si só, já é profundamente desafiador. No entanto, nem mesmo 10 anos atuando em cenários adversos tornam o plano de fundo atual menos complexo. O novo coronavírus provocou uma crise sem precedentes, mas ao mesmo tempo trouxe algumas certezas: i. a sociedade exige uma rede de serviços públicos de qualidade; ii. somente por meio da coordenação de esforços públicos e privados conseguiremos superar a crise atual.

Buscando cumprir nosso papel e responsabilidade com os brasileiros, estamos reinventando nossas práticas para trazer soluções adequadas a este momento tão particular. Por isso, queremos compartilhar algumas dessas medidas que podem servir de inspiração e repertório. São iniciativas realizadas dentro da Agenda Pública, ações desenvolvidas em parceria com outras organizações, além da reformulação das nossas soluções e produção um compilado de iniciativas para subsidiar o combate à crise imposta pela Covid-19.

CUIDADOS

Desde a confirmação dos primeiros casos, houve preocupação em compartilhar internamente informações de prevenção com a equipe e, no momento em que boa parte da comunidade científica já apontava a efetividade de medidas de distanciamento social, instauramos o trabalho remoto, antes mesmo do decreto publicado pelo governo do estado de São Paulo.

No cenário de teletrabalho, novas dinâmicas foram adotadas, com constantes trocas entre nossos (as) colaboradores (as) tanto em conteúdos ligados ao trabalho quanto à vida pessoal de cada um, para que possamos superar esse difícil momento. Além disso, disponibilizamos atendimento psicológico gratuito para nossos colaboradores e colaboradoras, por meio da plataforma OrienteMe.

DIGITALIZAÇÃO + PEDAGOGIA

Nas regiões em que desenvolvemos nossos programas e projetos, eventos foram adiados e novas soluções para o uso pedagógico de ferramentas digitais mantiveram rotinas de mentoria e apoio às equipes de servidores. Continuamos acompanhando de perto as necessidades dos gestores e o que está acontecendo nesses territórios. 

Em Alto Horizonte, por exemplo, onde desenvolvemos o programa de Dinamismo Econômico, junto com a Prefeitura, fizemos o realinhamento do projeto para adequação ao momento atual e estruturamos um questionário para levantar como os negócios da localidade estão sendo impactados pelo novo coronavírus. A partir dos resultados do questionário, serão  propostas e coproduzidas alternativas de ação e soluções. Para outros territórios, formatamos e testamos atividades com facilitação remota, propiciando interação entre equipes e diversos participantes mesmo com o distanciamento social. Estes são exemplos de como estamos nos reinventando para continuar atuando em busca do aprimoramento dos serviços públicos nos municípios.

INOVAÇÕES PARA A CRISE

Em um momento em que a importância dos serviços públicos prestados à população é ainda mais evidente, acreditamos que podemos usar nosso repertório de soluções e os espaços que ocupamos para trazer respostas ao país. Sendo assim, lançamos o Open Master ON, a adaptação online da metodologia consagrada do Open Master, nossa formação para resolver problemas e desenvolver equipes. Com formato totalmente à distância e de ação rápida, iremos levar a expertise de solução de problemas ligados aos serviços públicos para todo o Brasil. 

A partir de julho, três grupos de até seis pessoas irão pensar em soluções para os seguintes desafios:

  • Prefeitura Municipal de São Paulo: i. inteligência de dados para aprimoramento das políticas de proteção social; ii. Políticas efetivas para trabalhadores informais em meio à crise.
  •  Prefeitura Municipal de Bananeiras, realizado em parceria com a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade: iii. fortalecimento da rede de proteção aos mais vulneráveis em cidades de pequeno porte.

SOLUÇÕES

Além disso, mapeamos e catalogamos iniciativas que estão sendo adotadas por municípios de todo o país e que podem ser replicadas em outros territórios. O Repertório de Soluções, que conta com a colaboração da nossa parceira RAPS, apresenta também um formulário para que as pessoas possam sugerir ações de reativação da economia local. Nosso objetivo é que esse documento seja uma fonte para gestores públicos no combate à atual crise sanitária, mas que de forma complementar, possa captar alternativas para a reativação da economia local. Além disso, lançamos nossos Guias de Ação Para Gestores Públicos, com documentos que visam contribuir com a continuidade dos serviços públicos mesmo no particular e desafiador momento que vivemos.

Por fim, sabemos que agir coletivamente é indispensável no atual momento. Assim, apoiamos e participamos de iniciativas conjuntas da sociedade civil, como a Campanha pela Renda Básica Emergencial que foi sancionada após ampla mobilização e pressão de diversos setores, resultando na concessão de R$600 a grupos vulneráveis da sociedade durante a pandemia; a iniciativa Brasil sem Corona, que visa diminuir a disseminação do vírus nas cidades, mapeando os casos e as regiões com risco de surtos e apoiar as equipes de saúde das prefeituras e governos estaduais e federal a combater a epidemia do coronavírus; por meio do coletivo Covid-Radar, formado por mais de 40 empresas e organizações que atuam juntos para combater a crise gerada pela Covid-19, mobilizamos uma ação para apoiar a região Norte do país, onde atuamos. O Conexão Covid Radar – uma das frentes do coletivo – coloca em contato empresas, hospitais, governos e ONGs. Mobilizamos agentes para listarem demandas reais dentro da plataforma e empresas que podem contribuir (assista).

Também fazemos parte de redes totalmente conectadas com o tema, com ações para combater seus impactos, como a Estratégia ODS, o Pacto pela Democracia, entre outras. Essas são algumas ações, nossa preocupação de buscar novos caminhos é diária. Temos certeza de que junt@s conseguiremos superar esse desafio que pede reinvenção e respostas rápidas.

Quando o brasil mais precisa, pode contar com a gente. 

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!