Como a assistência social de Serra do Salitre abriu caminhos para uma gestão mais fortalecida?

Em 2016, o Programa de Fortalecimento da Gestão Pública teve início, em Serra do Salitre (MG), financiado pelo Instituto Lina Galvani em parceria com a Yara Fertilizantes, com o objetivo de colaborar com a capacitação dos gestores públicos para a resolução de problemas complexos de forma intersetorial e eficiente. Neste Programa, a área que sentiu mais de perto os impactos positivos de se trabalhar com planejamento estratégico e organização nos processos da gestão pública, foi a Secretaria de Assistência Social. Este órgão público viabiliza os direitos da população de acessar políticas públicas sociais, por meio de serviços, programas e projetos que visam apoiar  indivíduos e famílias que estão enfrentando dificuldades.

Segundo os servidores, o exercício de se trabalhar com estruturação, planejamento estratégico, gerenciamento dos processos e serviços foi crucial para alcançar o sucesso do Programa realizado pela Agenda Pública, além do reconhecimento do próprio trabalho. Desta forma, foi possível fortalecer as equipes e proporcionar mais confiança na atuação dentro da secretaria. 

 “Antes a gente não tinha o costume de colocar as demandas no papel de forma mais organizada e, agora, nós estamos conseguindo executar o que a gente imaginava. Para mim, o grande ganho do Programa foi ter esse novo olhar de planejamento. Desde então, ficou evidente o aumento da qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos. A população tem nos elogiado sobre como o nosso trabalho melhorou  a cada dia”, afirma Decarla Gonçalves de Meneses, Secretária de Assistência Social de Serra do Salitre.

O Programa Criança Feliz, que promove o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento infantil integral na primeira infância, foi um dos projetos contemplados pelo nosso trabalho. “A Agenda Pública nos proporcionou visualizar a relevância do nosso trabalho, a partir do estreitamento da teoria à prática”, comenta Danilce Francisca Neta, pedagoga e coordenadora do Programa.

Ela diz ainda que um dos destaques refletidos no seu trabalho foi o fortalecimento da equipe para a resolução dos problemas enfrentados no dia a dia. “Isso foi primordial para provocar maior engajamento e motivação no nosso trabalho”, completa.

“Além do planejamento e da visão estratégica das pautas e ações da secretaria, os servidores participaram de um Laboratório de Inovação Social, uma metodologia própria da Agenda Pública, esse espaço de diálogo – que pode ser replicado diversas vezes, propiciou o encontro de ações e criou possibilidades de soluções para problemas cotidianos do município, como o caso do atendimento à vítimas de violência doméstica.” Mariana Calencio, Coordenadora do Programa Fortalecimento da Gestão, em Serra do Salitre.

Para Dayanne Vieira Ribeiro, psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social, o principal ganho para a gestão pública é ter as coordenadorias mais capacitadas para desenvolver os serviços de forma mais precisa em cada área. “As reuniões com a Mariana, foram muito importantes para colocar todos envolvidos em uma só direção, buscando aprimorar os serviços. Para o cidadão, a conquista fundamental é receber os resultados dos serviços oferecidos a eles da melhor forma, pois podemos melhorar nosso jeito de trabalhar”, diz. 

A coordenadora do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública da Agenda, Mariana Calencio, destaca a importância do processo como um todo em Serra do Salitre. “É sempre muito comum a gente ouvir que o processo é mais importante ou vale mais que os resultados. Bom, uma das maiores realizações em relação a todo ciclo do projeto executado em Serra do Salitre foi juntar a colheita de resultados expressivos com mudanças que, desde o início do processo, já começaram a se desenhar.”

Por Lais Cruz

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!