Agenda Pública e Politize!: parceria para o aprimoramento do serviço público brasileiro

Com as eleições chegando, organizações lançam trilha que traz temas essenciais para entender e se apropriar dos serviços públicos

Não é apenas a data da votação que torna as eleições deste ano diferentes. O cenário de crise econômica, política e social agravado pela pandemia da Covid-19 tornará os novos mandatos municipais ainda mais desafiadores. 

Um desses desafios já é conhecido por todas e todos e também ganhou relevância em tempos de novo coronavírus: a qualidade dos serviços públicos. Durante a pandemia a demanda por esses serviços aumentou, ressaltando seu papel fundamental no atendimento às necessidades básicas da população, principalmente as mais vulneráveis. Além da necessidade do atendimento de saúde da população, ficou evidente o peso da educação pública para o desenvolvimento do país, da merenda na garantia da segurança alimentar de milhares de crianças e dos programas de transferência de renda para a garantia da proteção social. São alguns exemplos que evidenciam a importância da estruturação dos serviços públicos como instrumentos de melhoria da qualidade de vida das pessoas. Foi a partir deste cenário que Agenda Pública e Politize! se uniram para discutir e trazer insumos para as cidadãs e cidadãos para o aprimoramento dos serviços públicos brasileiros. 

Em um contexto de eleições municipais, é primordial garantir que as propostas eleitorais sejam soluções que envolvam todos e todas, sem deixar ninguém para trás! No entanto, vale lembrar que a participação cidadã no ciclo de aprimoramento dos serviços públicos é possível sempre. O primeiro passo para isso é conhecer esses serviços. O que são serviços públicos? Como funcionam? Quem pode prestar esses serviços? Essas são algumas das respostas que nossa trilha trará. 

O primeiro texto, sobre “o que são serviços públicos”, está saindo do forno! Fique de olho que, em breve, compartilharemos por aqui.

Conheça o Politize!

Organização da sociedade civil sem fins lucrativos (OSC) com a missão de formar uma nova geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia. Atuam por meio da educação política para qualquer pessoa, dentro e fora da internet, sempre com muito respeito pela pluralidade de ideias, crenças e posições. Saiba mais: https://www.politize.com.br/.

Textos:

Aprimoramento dos serviços públicos: uma agenda propositiva para o Brasil 

O que são serviços públicos?

Como serviços públicos são financiados?

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!