“A gestão pública é a engrenagem que faz o Brasil funcionar e sinto que eu, como servidora pública, contribuo para que essa engrenagem seja movimentada”

Adriana Costa Barbosa, Coordenadora da Atenção Básica na Secretaria Municipal da Saúde de Terra Santa (PA), é a autora do depoimento que encabeça este texto e faz parte dos mais de 400 servidores públicos que já passaram ou estão em capacitações da Agenda Pública nas várias regiões do território nacional. Hoje, 28 de outubro, Dia do Servidor Público, direcionamos nossos holofotes a estes profissionais que trabalham conosco para aprimorar a qualidade dos serviços públicos do Brasil.

Adriana Secretária de saúde de Terra Santa “A gestão pública é a engrenagem que faz o Brasil funcionar e sinto que eu, como servidora pública, contribuo para que essa engrenagem seja movimentada"Adriana tem 39 anos, nasceu em Terra Santa, Pará, cidade com pouco mais de 18 mil habitantes. Aos 16 anos, decidiu que estudaria enfermagem quando se mudou com a família para Manaus, capital do Amazonas. E foi lá que iniciou a trajetória como servidora pública na Secretaria de Saúde. De volta à Terra Santa anos depois, Adriana é hoje Coordenadora da Atenção Básica na Secretaria Municipal da Saúde, sendo responsável pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e da zona rural. Especialista em Saúde Pública, ela tem muito a comemorar neste 28 de outubro e nos ajuda a descrever resultados que o Programa Territórios Sustentáveis (PTS) trouxe para o bem-estar de seu município.

“Depois da campanha de divulgação, o uso da ouvidoria aumentou em cerca de 40%”, diz Adriana. “A partir do início do Programa de Melhoria da Qualidade da Saúde, as equipes também se reúnem pelo menos uma vez por semana para alinhar os fluxos de comunicação e processos de cada área da saúde: recepção, serviços gerais, enfermagem e atendimento médico”.

foto joanini “A gestão pública é a engrenagem que faz o Brasil funcionar e sinto que eu, como servidora pública, contribuo para que essa engrenagem seja movimentada"Com o Programa Territórios Sustentáveis, proporcionamos inúmeras capacitações que trouxeram diferentes olhares a respeito do serviço público, em Terra Santa. Uma das integrantes do projeto, Joanini Corrêa Machado, Coordenadora de Organização, Controle e avaliação, pontuou que uma das coisas mais importantes é “ouvir a população, saber em que precisamos melhorar, entender qual é a nossa necessidade e qual é a necessidade dos cidadãos. É por isso que eu me dedico todos os dias ao trabalho, pois meu grande sonho é ver a saúde de Terra Santa transformada”.

Mais uma integrante do time de servidores de Terra Santa (PA), Norma Pantoja Coelho, Secretária da Saúde de Terra Santa, afirma “após as capacitações mediadas pela Agenda Pública, o objetivo estabelecido foi focar em um atendimento humanizado, cuidar melhor das pessoas, estar sempre atento ao que o paciente precisa. A partir dessas ações, o avanço do nosso trabalho em equipe ficou muito perceptível”.

foto norma pantoja “A gestão pública é a engrenagem que faz o Brasil funcionar e sinto que eu, como servidora pública, contribuo para que essa engrenagem seja movimentada"Ainda no Pará, nós atuamos com o Programa de Dinamismo Econômico. Em Canaã dos Carajás, Leuzilda Rodrigues, coordenadora do Polo Educacional de Canaã dos Carajás-PECC e participante do GT Polo Educacional, relembra as primeiras reuniões com o time da Agenda Pública na região, em que os servidores falavam dos problemas e os coordenadores da Agenda questionavam como trabalhariam na solução. “Hoje, todos do GT colocam a mão na massa. Tem muita conversa e diálogo para resolver as coisas. Sem o projeto da Agenda Pública, as ideias estariam ainda no âmbito do planejamento. Agora, superamos muitos desafios e tornamos as ideias práticas e coletivas”, explica a coordenadora.

Liliam assistente social “A gestão pública é a engrenagem que faz o Brasil funcionar e sinto que eu, como servidora pública, contribuo para que essa engrenagem seja movimentada"Liliam de Oliveira Pinto Rodovalho, Assistente Social de Alto Horizonte é mais uma importante participante do Programa de Dinamismo Econômico, no município. A especialista participou de várias oficinas da Agenda Pública que a fez entender as diferenças entre crescimento econômico, desenvolvimento econômico e dinamização da economia. Liliam valoriza o aprimoramento profissional, e comenta: “ser servidora pública é alçar voos, enfrentar desafios, traçar caminhos e planejar o futuro, é também articular o presente e respeitar a história de vida do passado. É consolidar política pública e democratizar os espaços. Essa sempre foi a minha verdadeira paixão, o serviço social, os projetos, os programas e as questões que envolvem a sociedade”.

foto dayane “A gestão pública é a engrenagem que faz o Brasil funcionar e sinto que eu, como servidora pública, contribuo para que essa engrenagem seja movimentada"Partindo para a região sudeste do Brasil, mais especificamente em Serra do Salitre (MG), nós atuamos com o Programa de Fortalecimento da Gestão, que visa aperfeiçoar processos, rotinas de monitoramento e construir modelos de governança colaborativa, desenvolvendo equipes, motivadas para implementar soluções para problemas complexos.
“Pudemos nos reunir e pontuar aspectos positivos e negativos da nossa gestão, sempre procurando a melhor forma de aprimorar nosso trabalho. Foram vários projetos na Secretaria de Assistência Social planejados com a ajuda da Agenda, e tenho certeza de que assim também foi feito nas outras secretarias. Sempre precisamos aprimorar os nossos trabalhos e a Agenda Pública nos deu um norte de planejamento muito bacana”, reflete Dayane Vieira Ribeiro, psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social.

Foto Marcus “A gestão pública é a engrenagem que faz o Brasil funcionar e sinto que eu, como servidora pública, contribuo para que essa engrenagem seja movimentada"O projeto abarcou frentes de trabalho como formação dos gestores, melhorias nas finanças públicas, ações orientadoras para construção de um governo aberto, estudo de potenciais econômicos com foco no desenvolvimento econômico municipal, além de planejamentos e planos de ação com foco na melhoria da gestão pública como um todo. Segundo Marcus Furtado, secretário municipal de administração, “existe uma gestão antes e uma depois da atuação da Agenda Pública em nossa cidade. Ela nos ajudou a transparecer alguns problemas que tínhamos e, com isso, conseguimos evoluir. Foi muito válida a vinda da Agenda para o nosso município, agregou muito valor à nossa gestão”.

fdd439c4 7107 4a98 a022 1a6ef1c14e62 “A gestão pública é a engrenagem que faz o Brasil funcionar e sinto que eu, como servidora pública, contribuo para que essa engrenagem seja movimentada"Nossa atuação à frente de Governo Aberto, é estruturando um conjuntos de ações para melhorar a transparência, aprimorar os mecanismos de controle interno, estimular a participação social e a inovação cidadã. Iniciamos o Programa Município Transparente em Serra do Salitre e Patrocínio, ambos no estado de Mina Gerais.

Caique é um jovem de 25 anos e mesmo com a pouca idade, já possui uma grande experiência na gestão pública. Entrou na área com apenas 17 anos na prefeitura de Serra do Salitre e atualmente, está atuando na secretaria de Educação, cultura, esporte e turismo na área gestão de projetos.

“Quando se fala em Governo Aberto, eu entendo que é uma área que dá certo, mas muita vezes, pode ficar perdida dentro de uma administração pública. Depois que o projeto veio para Serra do Salitre, acabou “acordando” a prefeitura para esse tema, que no meu entendimento, precisa estar mais evidente na prefeitura e nos próprios cidadãos. O Programa Município Transparente aguçou a vontade de tornar essa pauta mais nítida para as pessoas. Mudou muito a forma de pensarmos e planejarmos as coisas dentro da administração.”

unnamed “A gestão pública é a engrenagem que faz o Brasil funcionar e sinto que eu, como servidora pública, contribuo para que essa engrenagem seja movimentada"Natural de Patrocínio (MG), onde vive até hoje, Ana Luiza Prates é daquelas servidoras públicas incansáveis, está sempre em busca de aprimoramento porque acredita que só assim conseguirá executar as suas funções de forma mais qualificada. Ela é controladora interna do município e acredita que o seu maior desafio é se adequar aos diferentes níveis de conhecimento das pessoas que trabalham com ela e, principalmente, dos cidadãos. “Com o Programa Município Transparente, pretendo iniciar um projeto de expansão da controladoria do município, consolidando os conhecimentos adquiridos nas oficinas Governo Aberto. Esse projeto me fez acreditar que é possível transformar a cultura de transparência dentro no município em que vivo”. 

Nenhum de nossos programas  seriam implantados sem a parceria e grande contribuição dos serviços públicos. Nosso modelo de atuação, que prioriza participação e cocriação, requer um trabalho cada vez mais próximo à gestão pública. Hoje, 28 de outubro, é um dia especial; no entanto, nos cabe valorizar e apoiar os servidores públicos diariamente, em todos os dias do ano.

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!